Este espaço está em construção. Sugestões e contribuições são bem-vindas.

Deco Rodrigues

André Luiz Rodrigues Silveira nasceu em Arroio Grande, em 10 de agosto de 1978; morou em diversas cidades do Rio Grande do Sul – como Camaquã, Gravataí, Rio Grande e Porto Alegre , mas foi em Pelotas que encontrou inspiração para escrever seu primeiro romance, Três contra todos, publicado em 2013.

Nesta obra, situada na Pelotas dos anos 2000, Deco aborda de modo picante e original temas como a homossexualidade e o poliamor.

Após uma infância itinerante, em decorrência da profissão do pai, e de uma adolescência em Pelotas, na companhia da mãe, André Luiz, o quinto de sete irmãos, foi morar com seu pai no entorno da capital gaúcha, com o objetivo de dar continuidade a seus estudos. Durante dez anos, morou em Guaíba e trabalhou no setor administrativo do sindicato da Polícia Rodoviária Federal, em Porto Alegre  período no qual fez um curso de WEB, na SISNEMA, e adquiriu experiência na criação de sites e de gestão de conteúdo WEB.

Retornou a Pelotas em 2006 e, no ano seguinte, passou a trabalhar no setor de eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Instigado pelo cenário cultural pelotense, entre 2007 e 2008 Deco manteve, em parceria com Jeferson Sigales, o site narua.net, com o objetivo de divulgar, principalmente a partir de fotografias, a vida noturna da cidade. O diferencial do narua.net – que apresentava comentários acerca dos eventos difundidos, além de marcar presença em espaços esquecidos por outros sites similares – resultou em uma gama de relações que o tornaram uma referência também na divulgação de atividades teatrais e vernissages, entre outras.

Em 2009, idealizou e inaugurou o site e-Cult Pelotas, reconhecido veículo de propalação do cenário cultural da cidade e região, com um perfil jornalístico e informativo, dando destaque a eventos, artistas e instituições de fomento à cultura.

Em 2013, mesmo ano em que passou a integrar a equipe da Secretaria Municipal de Cultura em Pelotas, Deco – que confessa ter um especial interesse pelo gênero suspense e traz em seu repertório de leitura alguns escritores pelotenses contemporâneos, como Nauro Jr., Manoel Magalhães, Ju Lund, Juliano Cazarré e Daniel Moreira – lança seu primeiro projeto literário, Trêscontra todos, e conquista um público considerável pela leveza de sua narrativa e pela abordagem franca e polêmica de temáticas emergentes.


Fontes:


Colaboração de Simone Xavier Moreira