Este espaço está em construção. Sugestões e contribuições são bem-vindas.

Leonardo da Silva Alves


Leonardo da Silva Alves nasceu em Pelotas, em 1978. É Licenciado em Letras (UFPEL) e Mestre em História da Literatura (FURG). Atualmente dedica-se ao serviço público.

Iniciou sua produção poética aos vinte anos, divulgando-a por meio de fanzines e publicações em jornais locais. O autor compartilha seus escritos através do blog Vozes no Espelho, além de colaborar com revistas literárias virtuais. Publicou dois poemas na Revista Samizdat: Porto (n.41, 2014) e Quatro Improvisos (n.42, 2014).

Em 2015, de forma independente, edita seu primeiro livro Barcos na Tempestade, pela Editora Livraria Mundial. 

Barcos na Tempestade (2015) está dividido em quatro partes: a primeira intitulada “Pavimentos de Bordo” traz poemas de cunho existencial; a segunda sob o nome de “Barcos na Tempestade”, apresenta composições de temática social. A terceira “Ao Som de um Rio Inquieto”, traz um poema longo que versa sobre o tempo; a finitude. Por fim, a última sessão “O Barco de Sempre”, retoma os temas trabalhados ao longo do livro; como a morte, o tempo, o eu fragmentado.

Alves aponta algumas influências literárias que permeiam sua poesia, tais como Jorge Luis Borges, T. S. Eliot, Wallace Stevens, Jorge de Lima e Manoel de Barros.

Referências:
REGINA, Vanessa Oliveira Juliani. Entre barcos e multidões: um breve olhar sobre a poética do pelotense Leonardo da Silva Alves. Anais do II Seminário Nacional de Estudos da Literatura em Pelotas (No prelo).

ALVES, Leonardo da Silva. Inquietude em Versos: depoimento. [9 de setembro de 2015]. Diário Popular. Entrevista concedida a Leon Sanguiné.

Colaboração de Vanessa Regina